sábado, 14 de julho de 2012

URUSSANGA CELEBRA 110 ANOS DE PARÓQUIA

    Na tarde de domingo, 08 de julho, às 15h, a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Urussanga, vivenciou um momento histórico: a comemoração de seus 110 anos de fundação.
    Reunidos no centro comunitário da Igreja Matriz, na presença do bispo diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, do pároco, padre Jiovani Manique Barreto e dos vigários padre Joel Sávio e padre Carlos Weck, os paroquianos assistiram a apresentação de um teatro, com a participação de pessoas das comunidades, que rememorou momentos importantes da caminhada. Desde a chegada dos imigrantes até períodos de tragédia, como a experimentada com a peste na comunidade de Rio Carvão e o desastre com os 31 mineiros em 1984, na localidade de Santana.
    Para que a história não se perdesse, a paróquia, em parceria com a redação do Jornal Vanguarda e demais colaboradores, decidiu retratar toda a trajetória em um livro intitulado “Uma História de Fé”. Com 186 páginas, a obra guarda a caminhada das comunidades e em especial da matriz, entre outros fatos pertinentes à consolidação da fé católica no município.
    “A gente se emociona quando vê essa história dessa grande região. Com fé, os imigrantes vieram para cá, e com esperança lutaram. Tenho certeza que Nossa Senhora esteve muito presente nesta história, da maior paróquia e senão a mais católica da região”, afirmou o bispo dom Jacinto Inacio Flach.
     A ideia de elaborar o livro dos 110 anos de fundação partiu da visita pastoral feita pelo bispo em 2011. Cada comunidade tratou de resgatar a sua história e isso motivou a paróquia a fazer do gesto algo perene, através de um livro.
    Ao todo, foram impressos 2 mil livros, sendo que 1.200 já foram reservados pelas comunidades. Outros interessados devem buscar junto ao expediente paroquial. A obra tem um custo de 30 reais.
     A comemoração foi solenizada com a celebração da Santa Missa, presidida pelo bispo e também concelebrada pelos padres que passaram pela paróquia: padres Nivaldo Ceron, Antonio Salvador e Valmor Boeger.
    O grande encontro que reuniu mais de mil pessoas foi encerrado com a partilha do bolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário