sexta-feira, 7 de maio de 2010

HISTORICO DA PAROQUIA N. SRA. CONCEIÇÃO

Urussanga foi fundada aos 26 de maio de 1878 por um grupo de imigrantes italianos oriundos da província de Belluno na região do Vêneto ao nordeste da península italiana.

A origem do nome Urussanga deve-se à união das palavras tupis-guaranis URU (pássaro abundante na região) e SANGA (riacho).

A primeira capela foi construída logo depois da chegada dos primeiros imigrantes. Em 1882 foi edificada uma igreja de pedras. Em 1895, o Pe. Bernardo Freise fixou sua morada em Urussanga. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Urussanga foi erigida aos 17 de julho de 1902, pelo bispo de Curitiba, Dom José de Camargo Barros.

Cento e sete anos de história como paróquia. Com suas quarenta e duas comunidades é a maior paróquia da diocese de Criciúma em número de comunidades. Paróquia antiga e grande, paróquia permeada de comunidades pequenas e grandes, rurais e urbanas, paróquia enriquecida pelo espírito católico dos imigrantes italianos pioneiros e das demais etnias que vieram a somar e enriquecer ainda mais a Igreja de Cristo que caminha neste pedaço de chão da diocese de Criciúma.

Contamos com várias pastorais e serviços que animam e dinamizam a vida das comunidades de nossa paróquia: Apostolado da Oração, Associação Santa Teresinha, Cáritas Paroquial, Catequese, Coroinhas, Grupos de Família, Irmandade de Nosso Senhor dos Passos e do Santíssimo Sacramento, Legião de Maria, Ministros da Eucaristia, Missionários da Mãe Peregrina, Movimento de Irmãos, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral Vocacional, Infância Missionária, Pastoral do Batismo, Pastoral dos Noivos, Pastoral Familiar e Pastoral Litúrgica.

A Paróquia de Urussanga está sob os cuidados dos padres Jiovani Manique Barreto e Carlos Weck. A partir de fevereiro passou a contar com a ajuda do seminarista Joel Savio, que se prepara para sua ordenaçao sacerdotal. Conta também com duas comunidades das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus: uma comunidade dedicada à pastoral paroquial e ao Paraíso da Criança, e uma comunidade dedicada ao Hospital Nossa Senhora da Conceição.

As estruturas físicas que compõem o complexo da Matriz são: a Igreja em estilo românico com o seu campanário, o Centro Comunitário com o salãode festas e as salas de catequese e de encontros, a casa paroquial que acolhe a moradia dos padres e a secretaria.

A Paróquia também participa em outras frentes de apostolado como:
- A Rádio Fundação Marconi, AM 780krz, é o meio de comunicação da nossa paróquia. Através do Programa Alvorada do Cristão, apresentado de segunda a sábado das 6 às 7hs, e do Programa Hora da Prece, apresentado de segunda a sábado das 18 às 18:30hs, os padres evangelizam e mantém toda a paróquia informada dos programas pastorais e das realizações da paróquia. Também são transmitidas as Santas Missas de segunda a sexta-feira às 18:30hs, no sábado às 19hs, no domingo às 8 e às 18:30hs; toda quinta-feira às 20hs temos o terço ao vivo. Milhares de pessoas rezam conosco todos os dias através da Rádio Marconi, sobretudo os idosos e doentes, mas também aqueles que não podem vir ou que estão trabalhando naquele momento. Muitas famílias acompanham a missa diariamente santificando, assim, os seus lares. E com a Rádio estamos chegando bem mais longe, cobrindo todo o território diocesano. Esta rádio é dirigida pelo pároco e fazem parte do Conselho deliberativo, o Senhor Bispo e os demais padres da comarca de Urussanga.
- Em dezembro de 2006, o pároco assumiu com um grupo de voluntários a direção do Paraíso da Criança. Instituição sexagenária, fundada pelo Monsenhor Agenor Neves Marques, com o objetivo de amparar a infância carente e abandonada. Assim, esta instituição continua abrigando crianças e sendo um lugar onde elas esperam por ordem judicial para retornarem às famílias de origem ou serem adotadas.
- Aos 11 de junho de 2007, como igreja, assumimos o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Uma diretoria composta por pessoas voluntárias e ligada à Paróquia, levou o hospital que estava prestes a fechar as portas, a respirar mais uma vez, não obstante todas as dificuldades que enfrenta. Juntamente com a comunidade das Irmãs Apóstolas enfermeiras que são a alma do hospital, a diretoria conseguiu o apoio da comunidade em geral que está ajudando o hospital a continuar com as suas portas abertas. Atualmente o pároco é o presidente da associação hospitalar.
- Através da Cáritas – Serviço de Solidariedade Cristã, atendemos ordinariamente às quintas-feiras aproximadamente 200 famílias, com roupas e agasalhos, alimentos, remédios, material de construção, entre outros. Solidariedade que vem de todas as comunidades na arrecadação de alimentos e roupas, e a perseverança da equipe responsável: voluntários que doam do seu tempo e a sua disponibilidade para ajudar os necessitados a terem mais vida. Temos também a satisfação de ajudar várias famílias a melhorarem as suas condições de moradia e habitação. Tudo em nome daquela caridade que vem do compromisso de batizados.

A nossa paróquia é grande e estamos vivendo um momento muito bom e positivo. Agradecemos o Deus da vida e do amor que derrama continuamente as suas graças sobre nós e queremos continuar crescendo e amadurecendo na fé com os padres, com as irmãs, com todas as lideranças das nossas comunidades que assumem o compromisso batismal de continuar a obra da evangelização.

Colaboração: Pe Jiovani M. Barreto (pároco)

4 comentários:

  1. oi joel coloca umas fotos das comunidades tb.suzete

    ResponderExcluir
  2. Oii Joel, Parabéns pela sua paroquia...Que Deus ilumine vcs...Abraços...

    ASS: Évelin "Paroquia de Itapema"

    ResponderExcluir
  3. É EMOCIONANTE, PARABENIZO A EQUIPE PELA MONTAGEM DESTE BLOG. OS FILHOS DESTA PARÓQUIA QUE ESTÃO LONGE, AGORA TEM UMA JANELA ABERTA PARA VER E MATAR A SAUDADE.
    PE. PECA.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Pe. Peca
    Ficamos felizes pela vossa visita ao blog. Assim como afirmas-te, todos aqueles que se encontram longe da "terrinha" agoar podem acompanhar um pouco das nossa atividades e matar um pouco da saudade. Da mesma forma, aqueles que estão longe também podem nos enviar notícias e fatos/fotos para serem postadas neste espaço. Fique a vontade.
    Fraternalmente....

    ResponderExcluir