sexta-feira, 28 de maio de 2010

URUSSANGA SE PREPARA PARA O CORPUS CHRISTI


Como acontece em todos os anos, a Igreja Católica se prepara para a solenidade de Corpus Christi, que celebra a presença real de Cristo na Eucaristia. É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Na Paróquia de Urussanga a solenidade de Corpus Christi será marcada por inumeras manifestações religiosas. Cada comunidade está convidada a celebrar a festa em sua própria capela. Na matriz, a missa de Corpus Christi inicia as 15 horas. Ao término da missa inicia-se a procissão, saindo do centro comunitário, seguindo pela rua Américo Cadorin, depois pela rua Irmã Faustina até o cemitério; sobe até a rua do Banco do Brasil e chegar-se-a até a Igreja matriz para a solene benção com o Santíssimo Sacramento. O percurso conta com três paradas: uma parada na rua Américo Cadorin, outra no cemitério e a última na frente da antiga “Móveis Pérola”.

terça-feira, 25 de maio de 2010

URUSSANGA COMEMORA 132 ANOS


Urussanga completa no dia 26 de maio, 132 anos de colonização e 18 anos de Gemellaggio com a cidade de Longaroni, na Itália. Para comemorar a data em grande estilo, várias atrações movimentam a Benedeta entre os dias 22 e 26 de maio. No sábado dia 22, a praça municipal ficou movimentada com os programas “Barraca do taliano” e “Bicudo Show”, ambos da rádio Marconi, apresentados diretamente da praça, com a participação da população. No domingo dia 23, foi a vez de Terezinha Possenti, com o programa “La voce dell Benedetta”, também da rádio Marconi, prestar homenagem a cidade.
Na terça-feira, dia 25, os alunos da cidade realizaram uma visita aos monumentos históricos, conhecendo os registros dos passados, a partir das 8 horas.
Na quarta-feira, feriado municipal, às 6 horas da manhã será realizada a Alvorada Festiva, com o repique dos sinos. Um passeio ciclístico pela Praça será realizado às 10 horas. A largada será no Parque Municipal destino a Praça Anita Garibaldi. A bicicleta mais enfeitada será premiada no Centro Comunitário, localizado atrás da Igreja Nossa Senhora da Conceição. Uma deposição de flores no monumento do colonizador Joaquim Vieira Ferreira, vai simbolizar a homenagem dos moradores aos colonizadores de Urussanga, às 14 horas.
Uma missa em língua italiana será celebrada na Igreja Nossa Senhora da Conceição, as 18 e trinta horas, sendo presidida pelo Bispo diocesano de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach.
Para encerrar a agenda comemorativa, a escolha da Rainha da XVIII Festa do Vinho será realizada a partir das 20 horas, no pátio do Colégio Energia. O evento será encerrado ao som da Banda Nativos.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

CARITAS PAROQUIAL AJUDA RECONSTRUIR CASA


A Cáritas Paroquial de Urussanga, entidade filiada a Cáritas Diocesana de Criciúma, tem colaborado na reconstrução de casa destruída por um incêndio, localizada no bairro Das Damas, centro de Urussanga. A casa pertencente a família de João Crescêncio e foi totalmente destruída num incêndio ocasionado por um curto circuito no final de 2009. Além de recursos próprios da Cáritas, a reconstrução contou com a participação de outras entidades que colaboraram na arrecadação de recursos e também com a participação da própria família.
Além disso, a Cáritas Paroquial continua suas atividades no Centro Comunitário, na Matriz paroquial. Em média são atendidas cerca de 150 famílias por mês. Estas famílias são atendidas com alimentos, vestuário, remédios e outros encaminhamentos médicos e jurídicos.
Por não ser uma entidade governamental, todo recurso vem da colaboração da própria comunidade, das pastorais organizadas, das entidades filiadas, de pessoas físicas, empresas e comércio. Só nos meses de Março e Abril foram doados às pessoas credenciadas na Cáritas cerca de 1500kg de alimentos, 2.500 peças de roupa, 120 pares de sapato, além de móveis, utensílios domésticos, remédios e empréstimos de cadeiras de roda e cadeiras de banho.
A cada mês a quantidade de doações aumenta. A Cáritas Paroquial agradece a participação e colaboração de todo povo urussanguense e roga a Deus para que esta atitude cristã sempre permaneça entre nós, Povo de Deus.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

DIA MUNDIAL DAS COMUNICAÇÕES SOCIAIS

Este ano, o Dia Mundial das Comunicações Sociais traz como tema proposto pelo Papa Bento XVI: “O sacerdote e a pastoral no mundo digital: as novas mídias a serviço da Palavra”.
Neste Ano Sacerdotal, o papa quer destacar a missão do padre no anúncio da Palavra de Deus inserindo-se no mundo digital. O Dia Mundial das Comunicações Sociais é uma proposta que nasceu durante o Concílio Ecumênico Vaticano II, indicada no documento conciliar Inter Mirifica – (Entre as coisas maravilhosas) de 1963. (IM 18). São 44 anos que a Igreja propõe esta celebração, inserida no contexto da festa litúrgica da Ascensão do Senhor.
O papa Bento XVI, em sua mensagem para este Dia Mundial das Comunicações Sociais, nos recorda que “A Igreja é chamada a exercer uma ‘diaconia da cultura’ no atual ‘continente digital’. Com o Evangelho nas mãos e no coração é preciso reafirmar que é tempo também de continuar a preparar caminhos que conduzam à Palavra de Deus”.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

HISTORICO DA PAROQUIA N. SRA. CONCEIÇÃO

Urussanga foi fundada aos 26 de maio de 1878 por um grupo de imigrantes italianos oriundos da província de Belluno na região do Vêneto ao nordeste da península italiana.

A origem do nome Urussanga deve-se à união das palavras tupis-guaranis URU (pássaro abundante na região) e SANGA (riacho).

A primeira capela foi construída logo depois da chegada dos primeiros imigrantes. Em 1882 foi edificada uma igreja de pedras. Em 1895, o Pe. Bernardo Freise fixou sua morada em Urussanga. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Urussanga foi erigida aos 17 de julho de 1902, pelo bispo de Curitiba, Dom José de Camargo Barros.

Cento e sete anos de história como paróquia. Com suas quarenta e duas comunidades é a maior paróquia da diocese de Criciúma em número de comunidades. Paróquia antiga e grande, paróquia permeada de comunidades pequenas e grandes, rurais e urbanas, paróquia enriquecida pelo espírito católico dos imigrantes italianos pioneiros e das demais etnias que vieram a somar e enriquecer ainda mais a Igreja de Cristo que caminha neste pedaço de chão da diocese de Criciúma.

Contamos com várias pastorais e serviços que animam e dinamizam a vida das comunidades de nossa paróquia: Apostolado da Oração, Associação Santa Teresinha, Cáritas Paroquial, Catequese, Coroinhas, Grupos de Família, Irmandade de Nosso Senhor dos Passos e do Santíssimo Sacramento, Legião de Maria, Ministros da Eucaristia, Missionários da Mãe Peregrina, Movimento de Irmãos, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde, Pastoral Vocacional, Infância Missionária, Pastoral do Batismo, Pastoral dos Noivos, Pastoral Familiar e Pastoral Litúrgica.

A Paróquia de Urussanga está sob os cuidados dos padres Jiovani Manique Barreto e Carlos Weck. A partir de fevereiro passou a contar com a ajuda do seminarista Joel Savio, que se prepara para sua ordenaçao sacerdotal. Conta também com duas comunidades das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus: uma comunidade dedicada à pastoral paroquial e ao Paraíso da Criança, e uma comunidade dedicada ao Hospital Nossa Senhora da Conceição.

As estruturas físicas que compõem o complexo da Matriz são: a Igreja em estilo românico com o seu campanário, o Centro Comunitário com o salãode festas e as salas de catequese e de encontros, a casa paroquial que acolhe a moradia dos padres e a secretaria.

A Paróquia também participa em outras frentes de apostolado como:
- A Rádio Fundação Marconi, AM 780krz, é o meio de comunicação da nossa paróquia. Através do Programa Alvorada do Cristão, apresentado de segunda a sábado das 6 às 7hs, e do Programa Hora da Prece, apresentado de segunda a sábado das 18 às 18:30hs, os padres evangelizam e mantém toda a paróquia informada dos programas pastorais e das realizações da paróquia. Também são transmitidas as Santas Missas de segunda a sexta-feira às 18:30hs, no sábado às 19hs, no domingo às 8 e às 18:30hs; toda quinta-feira às 20hs temos o terço ao vivo. Milhares de pessoas rezam conosco todos os dias através da Rádio Marconi, sobretudo os idosos e doentes, mas também aqueles que não podem vir ou que estão trabalhando naquele momento. Muitas famílias acompanham a missa diariamente santificando, assim, os seus lares. E com a Rádio estamos chegando bem mais longe, cobrindo todo o território diocesano. Esta rádio é dirigida pelo pároco e fazem parte do Conselho deliberativo, o Senhor Bispo e os demais padres da comarca de Urussanga.
- Em dezembro de 2006, o pároco assumiu com um grupo de voluntários a direção do Paraíso da Criança. Instituição sexagenária, fundada pelo Monsenhor Agenor Neves Marques, com o objetivo de amparar a infância carente e abandonada. Assim, esta instituição continua abrigando crianças e sendo um lugar onde elas esperam por ordem judicial para retornarem às famílias de origem ou serem adotadas.
- Aos 11 de junho de 2007, como igreja, assumimos o Hospital Nossa Senhora da Conceição. Uma diretoria composta por pessoas voluntárias e ligada à Paróquia, levou o hospital que estava prestes a fechar as portas, a respirar mais uma vez, não obstante todas as dificuldades que enfrenta. Juntamente com a comunidade das Irmãs Apóstolas enfermeiras que são a alma do hospital, a diretoria conseguiu o apoio da comunidade em geral que está ajudando o hospital a continuar com as suas portas abertas. Atualmente o pároco é o presidente da associação hospitalar.
- Através da Cáritas – Serviço de Solidariedade Cristã, atendemos ordinariamente às quintas-feiras aproximadamente 200 famílias, com roupas e agasalhos, alimentos, remédios, material de construção, entre outros. Solidariedade que vem de todas as comunidades na arrecadação de alimentos e roupas, e a perseverança da equipe responsável: voluntários que doam do seu tempo e a sua disponibilidade para ajudar os necessitados a terem mais vida. Temos também a satisfação de ajudar várias famílias a melhorarem as suas condições de moradia e habitação. Tudo em nome daquela caridade que vem do compromisso de batizados.

A nossa paróquia é grande e estamos vivendo um momento muito bom e positivo. Agradecemos o Deus da vida e do amor que derrama continuamente as suas graças sobre nós e queremos continuar crescendo e amadurecendo na fé com os padres, com as irmãs, com todas as lideranças das nossas comunidades que assumem o compromisso batismal de continuar a obra da evangelização.

Colaboração: Pe Jiovani M. Barreto (pároco)